Multiplexador - Conceito
Nos últimos meses estive ocupado atuando com diversos projetos e em todos eles o conceito de Multiplexação esteve presente. Surpreendente, pois não esparava ter contato com essa técnica em uma área tão específica da eletrônica. Revisando esse conteúdo, optei por trazê-lo para o blog.
O MULTIPLEX
O Multiplex é uma técnica muito utilizada para expandir canais de equipamentos. Montado utilizando circuito lógicos, ele permite que o usuário consiga selecionar como em uma chave seletora quais saídas ele deseja ler. No entanto, isso ocorre tão rápido que, de fato, cria-se a sensação de que o circuito está lendo diversas informações em uma única entrada.
A seleção dos canais que o equipamento vai ler é feita em alta frequência. Isso significa que o seletor fica mudando de canal tão rápido que mal pode se dizer que ele mudou de canal de fato. O que eu quero dizer é que, na imagem acima à esquerda, o seletor fica indo da entrada 0 até 7 muito rápido e isso permite que uma saída tenha acesso a vários dados ao mesmo tempo.
Observe a imagem acima. Ela mostra um multiplexador (MUX) de 4 entradas de dados (I0, I1, I2, I3), duas entradas de endereçamento (S0 e S1) e uma saída (Q).
- Entradas
As entradas I0, I1, I2 e I3 recebem as informações/dados de uma fonte. Isso permite que, por exemplo, utilizemos uma porta do Arduino para realizar a leitura de 4 entradas.
- Endereçamento
As entradas S0 e S1 são o "seletor" do MUX. Utilizando sinais elétricos que mudam para +5V o 0V o usuário consegue selecionar qual entrada (I0, I1, I2 e I3) vai aparecer na saída (Q). Observa a linda tabela feita abaixo no Excel:
O que a tabela diz para você?
Considere que 1 significa +5V e 0 significa 0V. Quando um sinal "1" aparece em S0 e um sinal "0" aparece em S1, a entrada I0 vai aparecer na saída Q.
- Saída
Com base no endereçamento as entradas vão aparecendo na saída (Q).
Observação
A utilização dos circuitos multiplexadores, normalmente, são para pequenos sinais elétricos e leitura de dados na casa dos mA e mV. O multiplex pode ser utilizado em aplicações de alta potência, mas não é comum.




Comentários
Postar um comentário