Sensores Resistivos: Princípio de Medição e Aplicação
Como foi dito em um outro tópico, qualquer dispositivo que possui a propriedade de alterações de suas características físicas em função de uma grandeza a qual o mesmo é submetido é considerado um TRANSDUTOR OU CONVERSOR. A princípio, neste blog, chamaremos de transdutor todos os dispositivos possuírem a capacidade mencionada.
O Resistor
Sensores Resistivos
Para que possamos utilizar um resistor como transdutor é necessário observa se ocorre alguma mudança na sua resistência em função de uma variável (pressão, temperatura, etc) aplicada no mesmo.
Um potenciômetro pode ser utilizado como um indicador de posição, por exemplo.
Em um potenciômetro a resistência varia em função da movimentação de um cursor. Quando uma corrente circular pelo potenciômetro haverá uma tensão sobre o mesmo e isto é fundamental e para que o potenciômetro seja utilizado com um transdutor. Se a resistência do transdutor variar em função da movimentação do cursor, haverá, então, uma mudança da corrente no circuito.
Um outro exemplo é os extensômetros: dispositivos que variam a resistência em função da deformação do mesmo.
Observe que a mudança no valor da resistência altera a corrente e isso é fundamental para que se possa utilizar um sensor resistivo.
Teremos como feedback da grandeza mensurada por meio dos valores da corrente. Se, por exemplo, a resistência diminuir quando a temperatura aumentar (caso do Carbono) então teremos a informação: que naquela temperatura Y a resistência é X e quando a temperatura aumenta 2Y a resistência cai X/2 ou X/4 etc - é um exemplo, não significa que segue exatamente esta proporcionalidade.


Comentários
Postar um comentário