Equipamentos e Acessórios Pneumáticos - Conceito

    Os equipamentos pneumáticos e seus acessórios dependem de um elemento fundamental: ar comprimido. Nessa publicação vou falar um pouco dos equipamentos e acessórios de equipamentos que atuam utilizando ar comprimido, tais como atuadores, válvulas direcionais, fim-de-curso e outros. Espero que, ao final dessa leitura, você consiga entender um pouco sobre pneumática e como funcionam os equipamentos que dependem dela. 

GERAÇÃO DE AR COMPRIMIDO

imagem 1

    O compressor é uma das ferramentas para gerar o ar comprimido. Veja bem, as bombas são utilizadas para transportar líquidos, enquanto os compressores transportam gases
imagem 2

    Pois bem, o compressor de ar comprimido capta o ar da atmosfera e comprime ele (imagem 1), isto é, aumenta a pressão do ar e o lança para um sistema fechado, como um vaso de pressão (imagem 2), onde o ar será comprimido até uma determinada pressão. Para evitar explosões sob pressão, utilize pressostatos (uma chave que muda de posição quando um valor de pressão é alcançado).  

UTILIZAÇÃO DO AR COMPRIMIDO

imagem 3

    Depois de gerado e armazenado em um sistema fechado, o ar comprimido é utilizado. A distribuição do ar comprimido deve seguir normas específicas da NBR 6493 que estabelece cores para tubulações industriais. As tubulações de ar comprimido sempre serão de cor azul (imagem 3).

    O ar comprimido pode ser utilizado na pintura, em ferramentas pneumáticas como chaves de impacto entre outras. No entanto, vou destacar a utilização do ar comprimido em atuadores.
imagem 4

     O objeto da imagem 4 é um atuador pneumático de ação simples. Ele é considerado de 'ação simples' pelo fato do ar comprimido realizar apenas um movimento do atuador (avanço ou recuo). Se o ar comprimido for utilizado para avançar, o recuo não será feito pelo ar comprimido, mas sim por uma mola ou pelo próprio peso que o atuador move. O mesmo vale para o recuo utilizando o ar comprimido. 
 
imagem 5

    Mas como fazer o ar 'sair' do atuador? O ar entra para mover o atuador, mas como fazer para que ele saia e o atuador possa se mover? Essas perguntas são respondidas pela válvula direcional (imagem 5). A válvula direcional, como o nome já diz, direciona o ar dentro do circuito pneumático, permitindo a entrada e saída do ar, além do controle externo. 

 
imagem 6

    O objeto acima é uma válvula de retenção. Ela permite que o ar comprimido só viaje por um sentido, sem que o fluxo de ar volte. Ela é útil nos sistemas de geração de ar comprimido, pois consegue manter a pressão no sistema, ou seja, o ar não volta para as partes com menor pressão como a saída de um compressor desligado.

imagem 7


    A imagem 7 é uma aplicação prática dos atuadores pneumáticos. O ar comprimido entra em um dos lados, o tambor é empurrado para uma direção e o eixo gira, fazendo a borboleta abrir. 
imagem 8

    Conforme a imagem 8, imagine que no lugar da válvula manual, ficará o atuador mostrado na imagem 7


imagem 9


    Em uma tentativa de mostrar a parte interna do atuador, fiz o desenho da imagem 9, onde a 'estrela' seria a cremalheira que movimenta o eixo da borboleta. 






Comentários

Postagens mais visitadas