Pastilhas Peltier - Conceito

    Refrigeração. Aquecimento. Alto consumo de corrente. As pastilhas Peltier são componentes muito interessantes utilizados em N aplicações no mercado. Ao longo dessa publicação irei mostrar algumas características da partilha Peltier e como seu funcionamento, somado à um bom dissipador de calor, pode ajudar em diversos projetos. 

CONCEITOS

    As pastilhas Peltier funcionam utilizando-se dos efeitos termoelétricos que é a conversão de energia elétrica em energia térmica (ou o inverso). O efeito Seeback e o Peltier são inversos. Enquanto no efeito Seeback uma tensão elétrica é gerada da junção de dois materiais quando submetidos a uma temperatura específica, o efeito Peltier gera uma temperatura específica quando aplicada uma tensão elétrica. 

    O efeito Seeback está presento nos instrumentos de medição estudados aqui no blog. Um desses instrumentos é o Termopar.

    O efeito Peltier está presente nas pastilhas Peltier.


FUNCIONAMENTO



    A pastilha Peltier é composta por uma camada isolante (lado frio e lado quente) muitas vezes feita de cerâmica. Entre o isolante e o material semicondutor existe uma camada de cobre que liga os materiais semicondutores do tipo P e N. 

    Jean Peltier percebeu que quando uma corrente elétrica atravessa a junção de dois materiais diferentes em uma direção X, a junção desse material esfria absorvendo o calor. Quando a corrente é invertida, o efeito é contrário e a junção aquece.




Comentários

Postagens mais visitadas