Varistor - Conceito
Proteção. Resistência variável. Sensor. O Varistor é muito útil em aplicações diversas, principalmente quando o assunto é proteção.
O Varistor é uma resistência variável que funciona com base na diferença de potencial entre os bornes. Conforme a diferença de potenção (tensão) aumenta.
Uma das aplicações do Varistor é em circuitos de porteção contra sobretensão.
Mas... Por que a resistência do Varistor muda com o tensão aplicada?
O material utilizado na fabricação do Varistor apresenta uma relação não-linear a tensão aplicada. O Varistor possui Óxido de Zinco em sua composição e esse material tem a capacidade de bloquear a passagem da corrente conforme a tensão sob Varistor diminui. Quando a tensão aumenta, o material passa a conduzir pequenas correntes até o momento que deixará a corrente fluir com a menor resistência possível.
É muito natural ver o Varistor em uso em circuitos chamados "filtros de linha", só que falsificados. A ideia do falso circuito de filtro de linha é colocar um Varistor em paralelo com um fusível. O motivo é simples, o preço do Varistor no mercado é muito baixo e de fato realiza certa proteção, porém, o circuito de um Filtro de Linha envolve diversos componentes como transformadores, capacitores e resistores, e um circuito com o Varistor protegerá, apenas, contra sobre-tensão.
De fato, o circuito possui certa proteção contra sobretensão, mas não protegerá contra outros fenômenos como ruídos ou queda de energia.

Comentários
Postar um comentário