Transdutores de Efeito Hall - Conceito Inicial

Sensores de Efeito Hall

 

Os sensores de efeito Hall são amplamente utilizados no campo da instrumentação industrial, em especial nos posicionadores industriais, sensores de velocidade e proximidade.

Os sensores de efeito Hall classificados como transdutores (ou conversores), uma vez que eles convertem um fenômeno em sinais elétricos. 

Seu funcionamento é baseado em “sentir” a presença de linhas magnéticas em seu entorno por meio de bobinas (ou técnicas mais avançadas) e gerar sinais elétricos que são enviados para um circuito amplificador e conversor AC/DC.

A ideia do sensor de efeito Hall é utilizar as linhas magnéticas para gerar sinais elétricos pequenos e, por meio dos circuitos amplificadores, elevar a amplitudes desses sinais para valores contundentes a serem utilizados em circuitos de conversão de sinais (AC/DC).

É importante ressaltar que quanto mais próximo a fonte das linhas magnéticas (imãs) estiver, mais intensa será o sinal elétrico gerado pelo transdutor.


Fonte imagem: https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/6640-como-funcionam-os-sensores-de-efeito-hall-art1050

Exemplificação

Os posicionadores FY301 da Smar Technology Company é um exemplo. 

Fonte: Manual FY301 Smar

As válvulas que utilizam os posicionadores com sensoriamento por efeito Hall dependem de imãs conectados em pontos móveis, uma vez que o posicionador precisará definir a quão aberta ou fechada a válvula está em função da proximidade do imã. 








Comentários

Postagens mais visitadas