VÁLVULAS MANUAIS, AUTO-REGULADAS E DE CONTROLE

 As válvulas são divididas em três tipos de atuação ou operação:

MANUAL

AUTO-REGULADA

CONTROLE



VÁLVULA MANUAL



As válvulas manuais são operadas pelo homem e são selecionada para os pontos do processo que não necessitam de movimentação (abrir ou fechar) frequente. 

VÁLVULA AUTO-REGULADA


São válvulas que não necessitam de ação humana ou de atuador para controlar a pressão ou vazão na saída para o processo. Este tipo de válvula é muito utilizada em processos onde é necessário a redução de pressão do fluído passante. A regulagem de uma válvula auto-regulada é feita por meio do aumento da pressão sobre a mola no interior da válvula, na maioria dos casos. Quando há  fluído com a pressão mínima para "vencer" a força que mola faz sobre o obturador, a montante da válvula, ocorre a passagem do fluído a jusante com uma pressão inferior a pressão a montante. 

VÁLVULAS DE CONTROLE

As válvulas de controle são consideradas como elementos finais de controle. São utilizadas em processos para manipular uma variável, tais como vazão, pressão, temperatura, nível e velocidade (quando este for parte de um governador de turbina). Sua atuação ocorre por meio de um atuador que pode ser hidráulico, pneumático ou elétrico. Esta válvula possui um dispositivo chamada posicionador e que é capaz de controlar o quão aberta a válvula ficará por meio do controle da pressão do fluído (quando for para controlar a posição). 

CURIOSIDADE

Se a vazão do fluído que chega no atuador for baixa, a velocidade de atuação diminuíra, porém a pressão será a mesmo, logo a vazão de fluído sobre o atuador de uma válvula não afeta a pressão e nem o controle do posicionador, apenas a velocidade de atuação será afetada, pois se o fluído entrar no atuador "devagar", levará mais tempo para alcançar a pressão definida no setpoint do posicionador.  





























Comentários

Postagens mais visitadas